Vítimas de crimes nos Estados Unidos, que deram entrada no visto U, poderão obter autorização de trabalho e estarão protegidos de deportação antes da conclusão do processo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (14) pelo Secretário de Homeland Security, Alejandro Mayorkas.
Até então, os solicitantes desse tipo de visto não tinham qualquer tipo de benefício imigratório até que o processo fosse aprovado, que pode demorar anos.
“Hoje estamos dando alguns passos para ajudar vítimas de crimes e promover a segurança pública. Essas pessoas estão colaborando com a prisão de criminosos para manter a segurança da comunidade”, disse Mayorkas.
O visto U foi criado para proteger vítimas de crimes e seus familiares. Imigrantes que sofreram um significativo abuso físico ou mental nos Estados Unidos podem se qualificar para esse tipo de visto, desde que estejam dispostos a colaborar com as investigações.
Para a advogada de imigração Renata Castro, fundadora do Castro Legal Group, a decisão de hoje representa uma grande conquista para as vítimas de crimes nos Estados Unidos. “Aos poucos, o governo tem mostrado que está do lado dos imigrantes. A decisão de hoje é de grande importância para essas pessoas que sofreram algum tipo de crime. Elas poderão trabalhar e não serão deportadas até que o visto seja emitido”, disse Renata.
A advogada lembra que é de fundamental importância a comprovação por autoridades de que o crime de fato ocorreu e que existe boa fé por parte do solicitante desse visto.
A cada ano fiscal, são concedidos 10 mil vistos U e, anteriormente, eram necessários pelo menos cinco anos de espera para que a autorização de trabalho fosse concedida.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos.
Whatsapp: +1-954-204-0393
www.castrolegalgroup.com
youtube.com/conexaoimigracaousa