Uma reportagem do Bloomberg constatou que atrasos sem precedentes na aprovação de renovações de licenças de trabalho têm acontecido com frequência e deixado inúmeros imigrantes sem emprego. Autoridades estimam que entre janeiro e fevereiro, centenas de pessoas perderam, por dia, a permissão para trabalhar.
As autorizações de trabalho geralmente duram dois anos e, quando solicitada a renovação, são estendidas por 180 dias. Em 2017, essa decisão foi implementada para evitar problemas de demora no processamento que, na época, levava em média 5 meses.
Segundo o jornal, as pessoas mais afetadas pelo atraso nas autorizações de trabalho são imigrantes que aguardam decisões sobre os pedidos de asilo ou green cards. Um funcionário do USCIS, em anonimato, disse que o órgão herdou “um navio com um monte de buracos perfurados pelo casco”. Ele afirma que agora, “remendam os buracos” e tentam “consertar o navio a longo prazo”.
O orçamento do USCIS é amplamente financiado por taxas de inscrição, mas as inscrições caíram por conta da pandemia de Covid-19 e das restrições à imigração durante o governo do ex-presidente Donald Trump. De acordo com o Bloomberg, a agência insistiu em um congelamento de contratações que não foi levantado até 2021.
O fechamento de escritórios presenciais em 2020 também prolongou o tempo de processamento e, durante o verão, o governo Trump criou um regulamento que transformou o pedido de autorização de trabalho de duas páginas em um de sete páginas. O acúmulo quase dobrou no ano fiscal finalizado em setembro de 2021 e o governo processou apenas metade das renovações de licença de green card e requerentes de asilo que recebeu.
Em dezembro, a agência anunciou que começaria a acelerar as renovações para profissionais da saúde, mas o pessoal ouvido pelo jornal diz que ainda enfrenta problemas. O diretor executivo de uma empresa de enfermagem alegou que tem menos de 200 enfermeiros por conta de atrasos na permissão de trabalho.
Uma recente decisão judicial derrubou regulamentos da era Trump e pode fazer com que a agência volte ao formulário de duas páginas. Defensores dizem que os regulamentos restabelecidos exigem que as renovações de asilo sejam processadas em até 90 dias.
Representamos causas imigratórias em todo os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.
– Whatsapp
– Youtube
– Instagram