Em nota divulgada na última sexta-feira (01), o secretário do Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos (DHS), Alejandro Mayorkas, anunciou a suspensão do Título 42 dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). De acordo com o secretário, a interrupção acontecerá no próximo mês.
A ordem, chamada de Título 42, determina a expulsão de adultos solteiros e famílias não autorizadas, sejam imigrantes ou requerentes de asilo, que chegam às fronteiras dos Estados Unidos por vias terrestres. O título está em vigor desde março de 2020 e foi uma maneira criada para limitar a propagação da Covid-19.
“O Título 42 permanecerá em vigor até 23 de maio e, até lá, o DHS continuará expulsando aqueles que estão na fronteira sudoeste [com o México]”, declarou Mayorkas.
O secretário disse que mais de 600 agentes de fronteira estão sendo enviados para “processar os recém-chegados, avaliar os pedidos de asilo e expulsar rapidamente aqueles que não se qualificam para proteção”.
Ainda de acordo com Mayorkas, o DHS processará as pessoas encontradas na fronteira sob o Título 8, padrão usado para processos de deportação, “uma vez que a ordem do Título 42 não esteja mais em vigor”.
Representamos causas imigratórias em todo os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.
– Whatsapp
– Youtube
– Instagram