Por meio das redes sociais, o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro anunciou, na última quarta-feira (17), que a fila de vistos de imigrantes brasileiros que estavam pendentes por conta da pandemia de Covid-19 chegou ao fim. Todos os pedidos atrasados foram eliminados em seis meses. Segundo a Secretária-Assistente de Assuntos Consulares, Rena Bitter, o tempo de processamento dos vistos represados foi recorde.
No mês de julho deste ano, 52% dos Consulados agendaram entrevistas para turistas e viajantes de negócios com 6 meses ou mais de antecedência e 27% fizeram agendamentos para um ano ou mais de distância. No Rio de Janeiro, o tempo de espera chegou a atingir o período de 454 dias, ficando na frente de Porto Alegre, São Paulo e Brasília.
Bitter também visitou os Consulados de São Paulo e Brasília. A secretária elogiou as equipes consulares e disse que “todos estão fazendo um ótimo trabalho para facilitar a viagem aos EUA por meio do programa de isenção de entrevistas”, que resultou na redução do tempo de espera e emissão de mais de 100 mil vistos de não-imigrantes.
“O time consular do Brasil está no ritmo para superar os níveis de processamento de 2019. Estamos focados em aumentar nossa capacidade para corresponder à demanda por vistos e reduzir a espera”, disse Rena Bitter.
Dados mais recentes dos consulados dos EUA no exterior mostram que os pedidos de visto de turismo são 92% de todas as solicitações de entrada de brasileiros no país.
Em 2012, quando o tempo de espera para vistos americanos atingiu altíssimos patamares, o então presidente Obama ordenou que 80% de todos os vistos temporários fossem emitidos em menos de 21 dias. Naquela época, turistas e viajantes de negócios brasileiros experimentaram a redução da espera de uma média de 114 dias para apenas 2 dias. O ex-presidente Trump rescindiu a medida e o presidente Biden não conseguiu reemiti-la.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.