Este tipo de visto é destinado a artistas e atletas conhecidos internacionalmente que vão participar de apresentações em eventos nos EUA. O solicitante deve provar que possui alto nível de realização na área e conquista renomada ou bem conhecida em mais de um país.
Além de ser necessário enviar a documentação do evento e sobre os atletas que vão participar, assim como documentos que comprovem o alto nível do atleta, incluindo as suas classificações e todas as informações pertinentes que comprovem tal status.
Requisitos
Os requisitos são diferentes para indivíduos que solicitam o visto individualmente e para aqueles que fazem parte de um grupo.
Para atletas individuais
Estrangeiros reconhecidos internacionalmente e que estão vindo para os Estados Unidos para participar de um evento individual e possuem grandes habilidades ou reconhecimento em mais de um país, podem se qualificar para o visto P-1A.
Para equipes atléticas
Equipes que vêm para os Estados Unidos para participar de um evento em conjunto, devem ter reconhecimento internacional marcante que representa todo o time. O evento/torneio/competição deve possuir um grau de diferenciação dos demais e ser específico para equipes esportivas de reconhecimento internacional. Estes estrangeiros podem se qualificar para os vistos P-1A.
Para artitsas
O visto P-1B é atribuído a grupos de entretenimento que são reconhecidos internacionalmente e visitam os EUA em grupo.
No mínimo 75% dos membros do grupo devem ter atuado juntos por pelo menos um ano. O reconhecimento internacional diz respeito ao grupo completo e não apenas a um único membro.
A exceção da obrigatoriedade de reconhecimento internacional é para os circenses. Artistas de circo não são obrigados e nem precisam estar no grupo por pelo menos um ano.