Desde quinta-feria (12), as autoridades de fronteira dos EUA começaram a permitir que alguns requerentes de asilo usem um aplicativo de celular gratuito para solicitar a oportunidade de serem aceitos de forma oficial na fronteira.
Os imigrantes que usarem o aplicativo e forem qualificados terão uma entrevista com a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA em um porto de entrada, onde as autoridades determinarão se devem ser autorizados a entrar no país sob isenções humanitárias da regra conhecida como Título 42.
O aplicativo, chamado CBP One, foi apresentado pela primeira vez pelo presidente Biden na semana passada, quando ele revelou uma nova estratégia de fronteira que combinou o aumento de expulsões daqueles que cruzam a fronteira sul ilegalmente com oportunidades ampliadas para imigrantes com patrocinadores baseados nos EUA.
Os imigrantes no centro ou norte do México que esperam ser processados em um porto de entrada precisarão provar que têm uma vulnerabilidade identificada pelo governo para merecer uma isenção do Título 42, que permite que as autoridades de fronteira dos EUA expulsem rapidamente os imigrantes por motivos de saúde pública, sem permitir que peçam asilo.
De acordo com as diretrizes do aplicativo, as vulnerabilidades consideradas incluem doença física ou mental, deficiência, gravidez e falta de moradia ou abrigo seguro no México. Os imigrantes menores de 21 anos ou maiores de 70 anos e aqueles que foram vitimados no México também serão considerados para o processo.
Em um comunicado na quinta-feira (11), o secretário do Departamento de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, chamou o programa de “uma solução inovadora”.
“Quando o Título 42 finalmente for levantado, esse novo recurso se juntará a uma das muitas ferramentas e processos que este governo está fornecendo para que os indivíduos busquem proteção de maneira segura, ordenada e humana e fortaleçam a segurança de nossas fronteiras”, disse Mayorkas.
Além de atestar sua vulnerabilidade, o aplicativo CBP One exigirá que os imigrantes enviem informações biográficas sobre si mesmos e suas famílias, bem como uma foto de seu rosto. Eles receberão um agendamento com até 14 dias de antecedência para aparecer em um dos oito portos de entrada no Arizona, Califórnia ou Texas.
Funcionários do DHS disseram que os selecionados para uma nomeação não terão entrada garantida nos EUA, visto que os oficiais do CBP têm amplo poder de conceder ou negar permissão aos imigrantes para entrar no país durante as inspeções em um porto de entrada.
O processo de inscrição é gratuito e as perguntas no aplicativo CBP One estão disponíveis em inglês e espanhol. O processo também significa que os imigrantes que buscam uma isenção humanitária do Título 42 não precisarão mais de um encaminhamento de organizações não-governamentais, que enviaram listas de migrantes vulneráveis ao governo dos EUA nos últimos meses.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.
– Whatsapp: +1-954-204-0393
– Youtube: Conexão Imigração USA
– Instagram: @ImmigrateToTheUSA