A administração Biden comunicou, na segunda-feira (27), que planeja a criação de uma nova força-tarefa para reprimir a explosão do trabalho ilegal de crianças imigrantes nos Estados Unidos. Centenas de empresas que empregaram quase 4.000 crianças no ano passado foram denunciadas por violação das leis laborais federais.
O problema, que tem crescido sem precedentes, colocou o Secretário de Saúde e Serviços Humanos, Xavier Becerra, na berlinda. A preocupação é de que as crianças tenham sido dispensadas dos abrigos e colocados fora da custódia federal rápido demais, forçando-as a viverem em situações vulneráveis e, consequentemente, virando vítimas de trabalho infantil.
Em um novo vídeo que circula na internet, o secretário estimula sua equipe a dispensar as crianças do sistema de abrigos do governo federal mais rápido.
“Se Henry Ford tivesse visto isso nas suas fábricas, nunca teria ficado famoso e rico”, disse Becerra ao pessoal durante uma reunião no verão passado, numa gravação. “Não é assim que se faz uma linha de montagem”.
A investigação do New York Times identificou mais de 100 crianças imigrantes, algumas com apenas 12 anos de idade, que dizem trabalhar por turnos noturnos e em funções perigosas para empresas grandes e pequenas em todos os EUA.
Questionada sobre o trabalho do secretário, a secretária de imprensa da Casa Branca Karine Jean-Pierre disse segunda-feira (27), que o presidente Joe Biden ainda tem “plena confiança” em Becerra.
Becerra tem sido visto há muito tempo como um defensor dos imigrantes. Frequentemente, ele fala da experiência dos seus próprios pais que imigraram do México para os EUA.
O Departamento do Trabalho prometeu um acompanhamento mais forte para as crianças que são transferidas dos abrigos para viverem com patrocinadores nos EUA e ameaçou suspender o envio de produtos fabricados com trabalho infantil.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.