A cidade de Nova York tem o maior acúmulo de casos de imigrantes para processar no país, com quase 40 mil aguardando seus compromissos iniciais. Aqueles que chegam agora são informados de que não serão atendidos antes de outubro de 2032 – uma espera de quase uma década. A informação é do The New York Post.
O documento oficial obtido pelo jornal mostra que, em segundo e terceiro lugar estão duas cidades da Flórida – Jacksonville e Miramar. Os imigrantes que chegam a Jacksonville devem esperar até junho de 2028 para sua nomeação e em Miramar, até janeiro de 2028.
De acordo com o Post, o documento de 18 de fevereiro diz que o governo Biden libertou nos Estados Unidos 802.396 não cidadãos que foram detidos após cruzar ilegalmente a fronteira sudoeste no período de março de 2021 a 13 de fevereiro de 2023.
Os imigrantes capturados e libertados na fronteira EUA-México recebiam tradicionalmente bilhetes de “aviso para comparecer” e, em 2021, o governo Biden acrescentou uma estipulação de “aviso para relatar”, o que significa que os imigrantes precisam se apresentar ao escritório do ICE mais próximo de seu destino final nos Estados Unidos, a fim de marcar audiências no tribunal de imigração.
O tribunal de imigração de Nova York tem cerca de 194 mil casos pendentes e está entre os mais atrasados do país. Isso significa que, para a maioria dos que esperam poder trabalhar e enviar dinheiro para suas famílias, a única opção é fazê-lo sem autorização de trabalho.
Matt O’Brien, ex-juiz de imigração na Virgínia, disse que a maioria daqueles que usam o sistema acabará tendo o asilo negado.
“O maior problema com tudo isso é que 99% dessas pessoas não têm um pedido de asilo válido”, disse ele ao The Post.
O ICE disse em um comunicado que estava “trabalhando para lidar com os atuais atrasos de processamento em alguns escritórios de campo”.
O escritório localizado na cidade de Nova York “tem capacidade para atender aproximadamente 400 a 600 não cidadãos por dia, em média, dependendo da complexidade de cada caso”, disse a agência.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.
– Youtube: Conexão Imigração USA
– Instagram: @ImmigrateToTheUSA