O Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) anunciou a criação de um novo centro de serviço dedicado a receber solicitações de ajuda humanitária relacionadas à imigração, incluindo vistos para vítimas de crimes e violência doméstica. Segundo a agência, o objetivo é diminuir os longos atrasos.
O novo centro se concentrará no processamento de quatro tipos de solicitações de ajuda humanitária à imigração: solicitações de status para vítimas de crimes sob o programa de visto U, para sobreviventes de violência doméstica, solicitações para refugiados trazerem seus parentes do exterior e pedidos de certos imigrantes para renunciar à presença ilegal e se tornarem residentes permanentes.
Em entrevista ao Roll Call, a diretora do USCIS, Ur Jaddou, descreveu o centro de serviço adicional como um “marco importante para nós” e parte do esforço da agência para reduzir o tempo de espera para vistos e outros benefícios.
“Uma das minhas maiores visões para o USCIS é garantir que esse acúmulo – esse acúmulo sem precedentes – seja algo que, quando eu deixar a agência, esteja a caminho da recuperação”, disse Jaddou. “O backlog parou de crescer e está começando a diminuir. Meu objetivo é continuar esse deslize para baixo.”
Jaddou disse que esses tipos de solicitações foram selecionadas devido a seus tempos de processamento mais longos. De acordo com o USCIS, os solicitantes de visto U esperam mais de cinco anos, enquanto as petições VAWA geralmente são processadas em 33 meses.
Atualmente o centro opera em um modelo híbrido, mas em breve passará a ser totalmente remoto. As inscrições serão aceitas em papel ou via eletrônica.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.