“Advance parole” ou liberdade condicional antecipada é um documento de viagem que permite que certos estrangeiros consigam sair dos Estados Unidos temporariamente enquanto aguardam o resultado do processo de ajuste de status para se tornarem residentes permanentes legais.
É comum que indivíduos que estão nos EUA, mas não tem status legal, tenham motivos convincentes para viajar para fora do país, como tratamento médico, emergências familiares ou necessidades educacionais. No entanto, a saída sem a chamada liberdade condicional antecipada implica no impedimento de retorno ao país, uma vez que o governo considera a ação como um abandono do caso.
Para obter o advance parole, o indivíduo deve preencher o Formulário I-131 (Solicitação de Documento de Viagem), junto aos Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS). A solicitação deve incluir documentos que comprovem a necessidade de viagem, como uma carta de um médico, por exemplo. A taxa de inscrição é de $575.
Apesar da existência do documento, ele não garante, em sua totalidade, que os agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP), irão permitir a reentrada do cidadão. Se o funcionário de imigração considerar que o indivíduo é inadmissível por qualquer motivo, a entrada no país pode ser negada.
Outro ponto importante para se ter em mente é de que a condicional antecipada não é um visto e não concede status legal ou altera o status de imigração de um indivíduo. Portanto, é crucial que os estrangeiros que desejem viajar para fora dos EUA enquanto seu status de imigração estiver pendente consultem um advogado de imigração.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.
– Youtube: Conexão Imigração USA
– Instagram: @ImmigrateToTheUSA