Em entrevista ao “Face the Nation”, no domingo (07), o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, criticou uma proposta do Senado que permitiria aos agentes de fronteira dos EUA continuar expulsando imigrantes sem audiências judiciais e afirmou que esta é uma “solução de band-aid”.
“O que precisamos é que nosso sistema seja consertado”, disse Mayorkas. “Não esta solução band-aid.”
A proposta, apresentada na semana passada pelo senador republicano Thom Tillis, da Carolina do Norte, e o senador Kyrsten Sinema, do Arizona, permitiria que os EUA expulsassem imigrantes por mais dois anos depois do fim do Título 42.
Sinema, que era democrata até dezembro de 2022, acusou o governo Biden de não “planejar com antecedência e implementar um plano realista e viável” assim que o Título 42 terminar. Mayorkas discordou: “Estamos nos preparando para isso há algum tempo”, disse ele. “Tentamos encerrar o Título 42 repetidamente e fomos impedidos de fazê-lo pelos tribunais, então estamos preparados.”
Em resposta às críticas do trabalho do governo para travar as travessias ilegais, Mayorkas disse que tem pressionado por uma legislação de imigração “desde o primeiro dia”.
O governo Biden anunciou no mês passado que está estabelecendo centros de processamento de imigrantes na América Latina, aumentando as deportações e expandindo os caminhos para a imigração legal enquanto tenta reduzir o número de travessias ilegais na fronteira EUA-México. Mayorkas afirmou que os centros de processamento na Colômbia devem estar funcionando em “questão de semanas”.
O Título 42 está programado para terminar na quinta-feira (11), quando a emergência nacional de saúde pública Covid-19 expirar. As autoridades esperam que as chegadas de imigrantes possam aumentar entre 10.000 e 13.000 por dia.
Agende sua TRIAGEM GRATUITA clicando aqui.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos!
→ Youtube: Conexão Imigração USA
→ Instagram: @ImmigrateToTheUSA
→ WhatsApp: +1-954-204-0393