Segundo o jornal The New York Times, o presidente Joe Biden planeja voltar a impor a política de detenção de famílias de imigrantes que atravessam a fronteira dos Estados Unidos de modo ilegal – a mesma medida que foi encerrada porque a administração queria um sistema de imigração mais humano. As informações, porém, são de que nenhuma decisão foi tomada em definitivo.
Conselheiros de imigração e de segurança interna da Casa Branca realizaram várias reuniões nos últimos dias para discutir as opções, de acordo com cinco atuais e ex-funcionários do governo.
Um dos funcionários disse que o governo seguiria a lei que estabelece um limite de 20 dias para a detenção de famílias, em vez de mantê-los por semanas ou até meses, como faziam os governos anteriores. Outra opção seria continuar a prática em vigor agora – liberar as famílias para o país, onde seriam rastreadas e obrigadas a se reportar a um escritório de campo da Imigração e Alfândega, disse o funcionário.
O governo Biden adotou medidas mais restritivas enquanto luta para conter o aumento de imigrantes que fogem de governos autoritários e da ruína econômica em seus países, como uma repressão que poderia desqualificar imigrantes que buscam asilo. As autoridades temem um aumento na fronteira após 11 de maio, quando chega ao fim o Título 42.
Enquanto candidato à presidência, Biden fez campanha contra o uso da detenção familiar pelo governo Trump.
“As crianças devem ser libertadas da detenção do ICE com seus pais imediatamente”, escreveu ele em um post no Twitter em junho de 2020, depois que um juiz federal ordenou a libertação de crianças imigrantes de centros de detenção por conta da pandemia de coronavírus. “Isso é bem simples e não acredito que tenho que dizer isso: as famílias devem ficar juntas.”
Ainda de acordo com o The New York Times, a Casa Branca se recusou a comentar a informação.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.
– Youtube: Conexão Imigração USA
– Instagram: @ImmigrateToTheUSA