O governo Biden vai mandar para o Brasil um avião com 130 imigrantes do País detidos na fronteira dos Estados Unidos com o México. A expectativa é que o voo fretado chegue ao Brasil na quinta-feira, 20.
Este tipo de voo fretado foi uma marca da política anti-imigração de Donald Trump e que está sendo mantida por Biden. Essas aeronaves contratadas pelo governo americano chegaram em grande número ao Brasil entre 2019 e 2020.
O fluxo de pessoas que tentam entrar nos EUA sem documentos tem aumentado vertiginosamente, e já é o maior em 20 anos. Por essa razão, a maioria está sendo mandada de volta sumariamente da fronteira ou é presa e enviada de volta algumas semanas após a detenção.
O total de brasileiros que chegaram aos EUA ilegalmente começou a crescer em 2015, mas ainda se mantinha em patamares baixos. O grande pico nas apreensões pela Patrulha de Fronteira dos EUA aconteceu em 2019, quando chegou a 18 mil casos – no ano anterior, foi de 1,6 mil.
No ano passado, as travessias caíram em razão dos bloqueios de viagem durante a pandemia e à política estabelecida pelo governo Trump. Para diplomatas, há um fluxo reprimido de imigrantes que agora fazem a travessia a pé.
Para tentar frear esse movimento, o governo americano lançou recentemente uma campanha nas rádios e TV’s brasileiras falando sobre os perigos da travessia pela fronteira e que é ilusória a ideia de que a fronteira está aberta. (Com informações do JB e Folha de S.Paulo)
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos.
Whatsapp: +1-954-204-0393
www.castrolegalgroup.com
youtube.com/conexaoimigracaousa
Foto: Divulgação ICE