Na última terça-feira (6), a Câmara dos Representantes aprovou, por 220 votos a 208, um projeto de lei que pode criar um caminho para a cidadania de não cidadãos que serviram nas forças armadas dos EUA.
A Lei de Reconhecimento de Serviço Veterano torna o processo de naturalização mais fácil para militares da ativa, estabelece um processo de revisão para veteranos não cidadãos, militares e suas famílias e cria uma oportunidade para veteranos deportados obterem status legal de residente permanente.
“Qual americano negaria que deveríamos tratar os veteranos não cidadãos com justiça e compaixão?”, disse o presidente do Comitê de Assuntos dos Veteranos da Câmara, Mark Takano, D-Calif.
De acordo com o projeto de lei, os militares não cidadãos teriam que ter a oportunidade de solicitar a naturalização logo no primeiro dia de serviço. O projeto de lei também pede ao Pentágono que tenha um funcionário dos Serviços de Cidadania e Imigração ou alguém treinado em leis de imigração de plantão em cada estação de processamento de entrada militar para garantir que recrutas não cidadãos tenham informações sobre oportunidades de naturalização.
Além disso, criaria um “Comitê Consultivo de Imigração Familiar Militar” no Departamento de Segurança Interna para revisar os casos de veteranos e seus familiares que enfrentam deportação e fazer recomendações sobre se devem ser autorizados a permanecer no país.
Em um comunicado, a Casa Branca disse que apoia o projeto de lei e “reconhece a necessidade de melhorar nossas leis para proteger melhor os não cidadãos que servem com honra nas Forças Armadas”.
As deportações de imigrantes veteranos atraíram atenção significativa durante o governo Trump, que adotou uma abordagem intensa para a imigração em geral.
O governo Biden tentou reverter algumas das políticas de Trump, incluindo a emissão de uma diretiva em junho dizendo que o ICE consideraria o serviço militar dos EUA ao decidir sobre a deportação de veteranos.
A medida ainda precisa passar no Senado antes do final do ano para se tornar lei.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.
– Whatsapp: +1-954-204-0393