O governo federal anunciou o fechamento do Berks County Residential Center, em Leesport, na Pensilvânia, que tem sido alvo de protestos de grupos de defesa da imigração.
Funcionários do Condado anunciaram que foram informados pelo governo federal de que o contrato com o condado será encerrado em 31 de janeiro.
O centro, inaugurado em 2001, já manteve famílias em busca de asilo. No início deste ano, ele foi convertido em uma instalação que acomoda apenas mulheres.
O Condado de Berks administra a instalação e é reembolsado pelo governo federal. Em troca, a agência de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos aluga escritórios e fornece cerca de US$ 1 milhão em receita anual ao Condado.
Na última década, a instalação se tornou um ímã para protestos, com vários grupos de defesa pedindo seu fechamento. Eles afirmam que a detenção de crianças é desumana e fizeram acusações sobre maus tratos aos detentos e más condições de vida no centro. Funcionários federais e municipais sempre negaram essas alegações.
O centro ficou vazio durante a maior parte de 2021, depois que o governo do presidente Joe Biden decidiu que não estava mais interessado em deter famílias.
Logo após, o ICE e as autoridades do condado firmaram um novo contrato para o local e o transformou em uma instalação para mulheres imigrantes. Os comissários do condado aprovaram o novo contrato no verão de 2021 e a transição foi oficialmente concluída em janeiro.
A mudança de detenção de famílias para mulheres não mudou o alvo dos protestos e o pedido de fechamento do centro. Os opositores continuam alegando que os detidos são maltratados e que a prática de deter requerentes de asilo deveria ser encerrada.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.
– Whatsapp: +1-954-204-0393