Começa a emissão de carteira de motorista para indocumentados em New Jersey

Desde o último sábado (1), imigrantes indocumentados de New Jersey podem dar entrada para tirar a carteira de motorista. Cerca de 450 mil indocumentados serão beneficiados com o documento para dirigir. Para quem não dirige, será disponibilizada um documento de identidade com foto.

O Estado passa a ser o 16 da nação a emitir a driver license para pessoas fora de status imigratório nos Estados Unidos. Além dos imigrantes, ex-presidiários, pessoas que se declaram transgêneras, vítimas de crimes que não puderam ter de volta os documentos, moradores de rua e veteranos que não têm condições de pagar pelo documento, serão beneficiados.

O projeto de lei foi aprovado no final de 2019 e só agora foi implementado. A previsão é que a emissão começaria em janeiro, mas foi adiada devido aos atrasos provocados pela pandemia.

A nova lei deve gerar cerca de $21 milhões em arrecadação para o estado, segundo um estudo do instituto New Jersey Policy Perspective.

O requerente à carteira comum deverá passar pela mesma prova de habilidades atual, mas precisará de somente um documento para provar que mora em New Jersey, em vez de dois. A lei inclui ainda medidas de proteção às informações sobre os imigrantes que requererem o documento. Elas não serão listadas como registro estadual e não poderão ser repassadas com fins imigratórios senão com o consentimento do portador ou por ordem judicial.

Estados que dão carteira de motorista a indocumentados: Califórnia, Colorado, Connecticut, Delaware, Havaí, Illinois, Maryland, New Mexico, Nevada, New York, New Jersey, Oregon, Utah, Vermont, Virginia e Washington.

Quem quiser solicitar o documento, deve fazer um agendamento pelo link.

Subscribe to our Newsletter.