No início do mês de abril, em uma videoconferência entre o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e a prefeita de Miami, Daniella Levine Cava, foi firmado o acordo de cidades-irmãs, que visa a retomada do voo direto entre as duas cidades e a instalação de um posto de emissão de visto americano na capital paranaense.
Os voos diretos entre Curtiba e Miami-Dade começaram em 2013 e foram interrompidos em 2016 por questões operacionais. Em entrevista à CBN, o assessor de Relações Internacionais da prefeitura disse que o órgão busca a retomada econômica da cidade e a ligação nesta área faz parte desse esforço: “Nós estamos fazendo o possível para que seja atendido esse pedido pelas autoridades americanas. É uma negociação que precisa avançar, mas a prefeitura de Curitiba está fazendo tudo para que essa solicitação seja atendida”.
Além disso, a prefeitura de Curitiba tenta, novamente, instalar um Centro de Atendimento aos Solicitantes de Vistos para os Estados Unidos na capital. Em 2021, o pedido foi negado pelas autoridades norte-americanas. A implantação do posto faria com que os curitibanos não precisassem viajar a São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife ou Brasília para conseguir o visto.
Primeira mulher eleita prefeita no condado de Miami-Dade, Daniella agradeceu a oportunidade de nova parceria: “Nós estamos muitos honrados em nos tornarmos cidade-irmã de uma capital que é exemplo para o Brasil e para o mundo”.
Com a assinatura, Miami passou a ser a 16ª cidade-irmã de Curitiba e quarta cidade estadunidense a firmar este acordo, que foi o primeiro da atual gestão do prefeito Rafael Greca.
Ainda não há uma previsão para que as negociações sejam totalmente cumpridas.
Representamos causas imigratórias em todo os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.