O Departamento de Estado lançará um programa piloto no final deste ano com opções de renovação de visto, sem sair dos EUA, para trabalhadores portadores H-1B e outros portadores de vistos temporários que precisam viajar para o exterior, um processo que foi descontinuado no país em 2004.
Em entrevista à Bloomberg, Julie Stuff, vice-secretária adjunta para serviços de vistos no Bureau of Consular Affairs, disse que “restaurar as renovações de vistos nos Estados Unidos evitará que os solicitantes tenham que deixar o país e reduzirá a carga de trabalho dos escritórios consulares no exterior”.
“Todos nós vimos durante a pandemia como foi difícil para essas pessoas retornarem ao seu país de origem e, muitas vezes, não conseguirem obter o visto para voltar para sua casa, os Estados Unidos”, disse ela. “É isso que estamos tentando abordar inicialmente.”
Os vistos H-1B, populares na indústria de tecnologia, permitem que os empregadores contratem trabalhadores estrangeiros por dois períodos de três anos, embora os trabalhadores possam solicitar várias extensões com uma petição de green card aprovada.
Grupos defensores da imigração instaram o Departamento de Estado a adicionar a opção de renovação doméstica como uma medida para resolver os gargalos de visto no exterior, especialmente na Índia, a maior fonte de portadores de visto H-1B.
Trabalhadores estrangeiros que viajam para o exterior não podem entrar novamente nos EUA sem um carimbo de visto válido, mas os longos tempos de espera por compromissos durante a pandemia deixaram muitos deles presos no exterior por meses.
O Departamento já havia dito, no ano passado, que estava buscando por renovações domésticas, mas ofereceu poucos detalhes sobre um possível cronograma. Adicionar a opção de processamento doméstico não exige que o Departamento de Estado emita novos regulamentos. Mas parte do desafio, disse Stufft, era que adicionar a opção envolve a criação de uma nova divisão consular em Washington, DC. “Isso não é um esforço pequeno”, disse ela.
A opção de renovação nos Estados Unidos seria um passo importante para trabalhadores e empregadores, disse Shev Dalal-Dheini, diretor de relações governamentais da Associação Americana de Advogados de Imigração.
“A necessidade ficou ainda mais evidente com a pandemia e os atrasos no processamento de vistos porque as pessoas ficaram realmente no limbo”, disse ela. “Se eles tivessem que viajar, não era garantido que conseguiriam obter o carimbo do visto de volta.”
Créditos/Adaptação: Bloomberg
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.
– Youtube: Conexão Imigração USA
– Instagram: @ImmigrateToTheUSA