A menos de uma semana para o encerramento do Título 42, o governo dos Estados Unidos afirmou que continuará focado na deportação de imigrantes que cruzarem a fronteira sem documentos.
O secretário de Segurança Interna (DHS), Alejandro Mayorkas, emitiu um comunicado informando que a partir de 20 de dezembro a medida deixará de vigorar, por decisão judicial, mas que as expulsões seguem através da Política “Título 8”, a ser aplicada no dia 21 de dezembro.
“Gostaria de ser claro sobre isso: com ou sem o Título 42, as pessoas que não puderem estabelecer uma base legal para permanecer nos Estados Unidos serão removidas”, disse Alejandro.
Segundo Mayorkas, o “Título 8” também contempla “processos de expulsão acelerados” e traz consequências como “proibição de reentrada por cinco anos para as pessoas expulsas”.
Na última segunda-feira, mais de 1.500 pessoas cruzaram a fronteira do Rio Grande e se entregaram às autoridades na cidade de El Paso, no Texas.
Mayorkas admitiu que a equipe de imigração “está a gerir um número de imigrantes que ultrapassa mais do dobro” e pediu ao Congresso mais recursos para fortalecer o sistema de imigração.
O Título 42 será suspenso em 21 de dezembro por ordem de um juiz federal.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.
– Whatsapp: +1-954-204-0393
– Youtube: Conexão Imigração USA
– Instagram: @ImmigrateToTheUSA