Legisladores de vários Estados dos EUA, principalmente do Partido Republicano, manifestaram apoio a mudanças na legislação para que menores de idade possam trabalhar em áreas mais perigosas. O objetivo principal é driblar a escassez de mão de obra imigrante em lugares como Arkansas, Ohio e Iowa.
Defensores dos direitos de crianças e adolescentes dizem que as medidas podem dificultar a aplicação das leis que protegem jovens da exploração laboral.
“As consequências são potencialmente desastrosas”, disse Reid Maki, diretor da Child Labour Coalition, ao jornal Estadão. “Você não pode equilibrar uma escassez percebida de mão de obra nas costas de trabalhadores adolescentes.”
Empresas de todo o país têm se esforçado para ocupar as vagas abertas no período pós-pandemia. Além da falta de mão de obra imigrante legalizada, o número de aposentadorias e até mesmo de mortes por Covid-19 são fatores de forte impacto.
Em Ohio, legisladores se preparam para aprovar um projeto de lei permitindo que alunos de 14 e 15 anos trabalhem até as 21h durante o ano letivo. De acordo com a Lei Federal de Padrões Justos de Trabalho, os alunos dessa idade só podem trabalhar até as 19h.
Se houvesse uma medida para implementar mais imigração de forma legal, medidas como essa não precisariam estar em discussão, afirmam economistas.
De acordo Jerome Powell, presidente do Federal Reserve – o sistema de bancos centrais dos Estados Unidos, o país possui cerca de 3,5 milhões de trabalhadores “desaparecidos” atualmente.
Agende sua TRIAGEM GRATUITA clicando aqui.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos!
→ Youtube: Conexão Imigração USA
→ Instagram: @ImmigrateToTheUSA
→ WhatsApp: +1-954-204-0393