A diretora do Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA, Ur Jaddou, solicitou ao Congresso na quarta-feira (01), um quantitativo maior de fundos para auxiliar a agência a manejar os vastos atrasos na emissão de vistos que deixam os aplicantes esperando por muitos meses.
Durante uma reunião, Jaddou reconheceu que os sucessivos atrasos nos vistos fizeram com que os indivíduos perdessem, inclusive, seus empregos, pois passaram muito tempo esperando autorizações de trabalho.
Ela declarou que a questão é muito importante para ela e para toda a equipe da agência, além de dizer que todos que solicitam um benefício de imigração com o USCIS “têm direito a uma decisão oportuna, seja sim ou não”.
Apesar da situação financeira do USCIS ter tido uma melhora no último ano, a diretora afirmou que a agência precisa de “recursos adicionais para diminuir os tempos de processamento e enfrentar o atraso sem precedentes e nossa missão humanitária cada vez maior”.
Em 2020, o Congresso aprovou uma lei de financiamento de emergência que autorizou a cobrança de taxas mais altas para processamento acelerado pela agência. Além disso, foi permitido oferecer o serviço em mais tipos de aplicativos, mas o método ainda não foi adotado integralmente.
No mesmo ano, o Congresso deu à agência quase US$ 128 milhões em sua conta de gastos do ano fiscal de 2021.
Para a advogada de imigração e fundadora do Castro Legal Group, Renata Castro, é preciso ressaltar que a agência imigratória operava em um saldo positivo até o governo Trump que, segundo ela, tinha foco em negar e dificultar casos: “O que criou-se foi um déficit orçamentário quase insolúvel, já que o número de casos aumenta anualmente. As demandas tecnológicas aumentam o custo de processamento de casos e os fundos pagos pelos solicitantes são limitados”.
A diretora do USCIS, Ur Jaddou, também adiantou que um próximo regimento da agência para aumentar as taxas de solicitação de imigração pode entrar em vigor em breve. A diretora disse que a agência vai atrás de feedbacks do público para uma “nova estrutura de taxas equitativas que equilibre as necessidades de nossa agência com nossos objetivos de promover o acesso ao sistema”.
Neste ponto, Castro aconselha que aqueles que desejam fazer um caso imigratório, iniciem imediatamente para evitar surpresas no aumento dos custos e faz um comparativo com o governo anterior: Na era Trump, os fundos da agência eram utilizados na tentativa de aumentar a atuação do ICE, que é o braço policial da imigração. O governo Biden visa melhorar o serviço da agência imigratória ao mesmo tempo que facilita o processamento de casos, reduzindo o tempo de espera”.