Na quarta-feira (6), o Departamento do Trabalho dos EUA (DOL) divulgou uma política que permite que trabalhadores imigrantes que enfrentam exploração ou abuso no trabalho peçam ao Departamento que interceda em seu nome junto às autoridades de imigração. Essa intervenção – na forma de uma “declaração” de apoio – pode ajudar os trabalhadores a evitar processos por trabalhar ou viver ilegalmente nos EUA.
Em um documento, o Departamento explicou que os trabalhadores imigrantes indocumentados “muitas vezes relutam em denunciar violações, se envolver com agências governamentais ou exercer seus direitos”, por medo de que isso possa colocá-los em problemas. Ao dar a eles um mecanismo para buscar “discricionariedade do Ministério Público” das autoridades de imigração, o governo espera que mais trabalhadores participem das investigações e ajudem a responsabilizar empregadores.
A decisão de se os trabalhadores podem ou não se beneficiar da discrição do Ministério Público permanece inteiramente nas mãos das autoridades de imigração do Departamento de Segurança Interna.
Em uma coletiva de imprensa realizada na quinta-feira (7), os defensores dos imigrantes disseram que a nova política pode fazer a diferença em um lugar como Gainesville, Geórgia, onde há uma grande força de trabalho de imigrantes sem documentos que ajuda a alimentar a indústria avícola local, líder no país.
Representamos causas imigratórias em todo os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.