Eleição de Joe Biden renova a esperança de imigrantes nos Estados Unidos

Depois de cinco dias de apuração dos votos, foi eleito neste sábado (7) o candidato do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden. O democrata teve o maior número de votos que um presidente já teve em toda a história americana.

Biden e Trump disputaram voto a voto e a contagem de votos deixou os nervos à flor da pele. Mas às 11:27am, quando o candidato Democrata chegou aos 270 votos no Colégio Eleitoral graças à Pensilvânia, foi declarada sua vitória.

Donald Trump, que prometeu contestar a vitória do democrata na Justiça, é o primeiro presidente desde 1992 a não conseguir se reeleger para um segundo mandato. Trump tem que deixar a Casa Branca até o dia 19 de janeiro.

Para a advogada Renata Castro, fundadora do Castro Legal Group, Trump não vai deixar a cadeira de presidente de forma pacífica. “Trump já avisou e nós sabemos bem que ele não vai deixar o cargo de forma serena. Até o dia 19 de janeiro, ele tem poder para tomar medidas extremas, por meio de ordens executivas, principalmente contra imigrantes.”, opina a advogada.

Ela acredita que Trump pode, por exemplo, ordenar que o U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) intensifique as deportações de imigrantes. “Trump tem uma agenda anti-imigrante e ele pode sim decidir cumprir o prometido antes de deixar a presidência”.

A advogada não acredita, entretanto, que uma possível recontagem de votos vá mudar o resultado dessas eleições.

Futuro para a imigração

Para a advogada, a eleição de Biden renova a esperança dos imigrantes tão oprimidos durante os quatro anos do governo Trump. “Na gestão do republicano, mais de 400 ordens executivas anti-imigrantes foram emitidas. Entre idas e vindas, bloqueios de juízes e deportações, o presidente deixa uma marca histórica de perseguição a estrangeiros”.

Renata não acredita que Biden vá legalizar os mais de 11 milhões de imigrantes indocumentados que hoje vivem nos Estados Unidos, mas afirma que a realidade, a partir de janeiro, será outra. Para a advogada, Biden terá como missão tranquilizar os imigrantes que estão nos EUA.

“O sonho americano significa realização pessoal não só para imigrantes, mas para o País e esperamos que Biden ajude a concretizar esse sonho”.

Leia mais sobre os planos de Biden para a imigração: https://castrolegalgroup.com/conheca-os-planos-de-trump-e-biden-para-imigracao/

Comments

Leave a comment