O governo dos Estados Unidos informou que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, chegará no dia 10 de fevereiro aos Estados Unidos para uma visita ao presidente Joe Biden. Em Washington, os governantes discutirão temas como o combate às mudanças climáticas, a promoção do desenvolvimento econômico, o fortalecimento da paz e da segurança e o controle da imigração regional.
O comunicado divulgado na terça-feira (31) diz que Biden quer “fortalecer ainda mais o estreito relacionamento entre os Estados Unidos e o Brasil” e reafirmar o apoio do país norte-americano à democracia brasileira.
“Durante o encontro na Casa Branca, os dois presidentes vão o apoio inabalável dos Estados Unidos à democracia brasileira e como os dois países podem continuar trabalhando juntos para promover a inclusão e os valores democráticos na região e no mundo, especialmente na preparação da Cúpula para a Democracia, em março de 2023”, diz a nota.
De acordo com dados do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, a quantidade de brasileiros vivendo nos EUA aumentou com o decorrer dos anos. Em 2016, havia 1,5 milhão de brasileiros morando no país. Em 2018, eram 1,6 milhão e, em 2020, aumentou para 1,8 milhão. Entre 2016 e 2020, o crescimento foi de 19%.
Atualmente, o Itamaraty estima que 4,5 milhões de brasileiros vivem no exterior, sendo 1,9 milhões na América do Norte, cerca de 1,3 milhão na Europa e outros 227.000 na Ásia.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.