O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos divulgou um relatório que mostra uma queda signficativa no número de imigrantes cruzando a fronteira sul depois do fim da ordem de saúde pública do Título 42. Os registros feitos pela Patrulha de Fronteira apontam diminuição de 70% no fluxo.
Segundo o Departamento, antes do final da política, a máxima histórica era de 10.000 por dia. Já após o dia 11 de maio, a média é de 4.000.
Na quinta e na sexta-feira da semana passada, esses números caíram para 3.000 por dia – uma queda de aproximadamente 70% desde os números altíssimos vistos na semana anterior, disse a agência.
As três principais nacionalidades dos imigrantes que chegam à fronteira são México, Honduras e Guatemala.
Um funcionário do DHS disse na segunda-feria (15) que imigrantes pegos na travessia ilegal “agora enfrentarão medidas mais duras”, como uma proibição mínima de cinco anos para reentrada e a próvavel chance de serem processados criminalmente se forem pegos novamente.
As previsões anteriores de críticos eram pessimistas. A expectativa era de que, após o fim do Título 42, a administração Bien teria que lidar com um fluxo de imigrantes sem precedentes na fronteira. Apesar do governo vincular os números mais baixos às suas medidas, ainda não declarou vitória.
“Estamos encorajados por este progresso, mas é muito cedo para tirar conclusões definitivas ou prever tendências”, disse o DHS em um comunicado. “As condições subjacentes que levam à migração histórica no Hemisfério Ocidental permanecem, e os contrabandistas continuarão a espalhar desinformação para atrair os migrantes a fazer a jornada perigosa”.
“Permanecemos vigilantes e continuaremos a entregar as consequências reforçadas que estabelecemos em nossa fronteira para os migrantes que não conseguem aproveitar o aumento histórico de caminhos legais para chegar aos Estados Unidos”, disse o comunicado.
Agende sua TRIAGEM GRATUITA clicando aqui.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos!
→ Youtube: Conexão Imigração USA
→ Instagram: @ImmigrateToTheUSA
→ WhatsApp: +1-954-204-0393