O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos anunciou, que a partir desta semana, vai começar a testar um método de triagens mais rápidas de asilo para imigrantes detidos cruzando a fronteira com o México sem documentos. Segundo o governo, a medida faz parte dos preparativos para acabar com as restrições impostas pela Covid-19, previstas para o dia 11 de maio.
Nos próximos dias, oficiais de asilo do Serviço de Cidadania e Imigração dos EUA (USCIS) vão conduzir as triagens para um pequeno número de imigrantes que estão sob custódia das autoridades de fronteira. Segundo a porta-voz da Segurança Interna, Marsha Espinosa, as entrevistas serão realizadas por telefone e os imigrantes terão acesso a conselhos legais.
O experimento de triagens mais rápidas “dará informações para melhores práticas”, se o governo decidir aplicá-lo de maneira mais ampla no futuro, disse Espinosa. A porta-voz não quis comentar o local da fronteira que as triagens seriam aplicadas.
O tempo de processamento atual é de mais de um mês. São cerca de quatro semanas para a realização de uma entrevista de triagem e, em caso de negativa, cinco semanas para o transporte aéreo de volta aos países de origem. As autoridades dizem que a nova tática prevê reduzir esse tempo para menos de 72 horas – prazo máximo permitido de retenção em uma instalação da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP).
Uma medida parecida foi implementada pelo ex-presidente, Donald Trump, mas as entrevistas eram conduzidas por agentes da Patrulha de Fronteira e sem garantia de aconselhamento legal.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.
– Youtube: Conexão Imigração USA
– Instagram: @ImmigrateToTheUSA