Na última sexta-feira (13), o governo Biden anunciou uma ação diferida que permitirá que imigrantes explorados no local de trabalho, ou envolvidos em investigações trabalhistas, solicitem proteções contra deportação e autorizações de trabalho.
Funcionários do Departamento de Segurança Interna (DHS) disseram que a política incentivará os trabalhadores explorados a denunciar violações trabalhistas e participar de investigações no local de trabalho sem medo de ameaças de deportação.
Em um comunicado, o secretário de Segurança Interna Alejandro Mayorkas disse que o processo protegeria as condições do local de trabalho, o mercado de trabalho dos EUA e a “dignidade dos trabalhadores que alimentam nossa economia”.
“Os empregadores sem escrúpulos que se aproveitam da vulnerabilidade de trabalhadores não cidadãos prejudicam todos os trabalhadores e prejudicam as empresas que seguem as regras”, acrescentou Mayorkas. “Vamos responsabilizar esses atores predadores, incentivando todos os trabalhadores a afirmarem seus direitos, relatarem violações que sofreram ou observaram e cooperarem em investigações de padrões trabalhistas.”
O processo anunciado na sexta decorre de uma diretiva de Mayorkas emitida em outubro de 2021 para governar a aplicação da lei de imigração relacionada ao trabalho. Através desse memorando, Mayorkas encerrou as prisões em massa de imigração nos locais de trabalho, dizendo que as autoridades devem se concentrar em ir atrás de empregadores exploradores.
Depois do USCIS determinar que os candidatos se qualificam para ação diferida, será concedido alívio de deportação por dois anos, bem como uma permissão de trabalho de acompanhamento, se uma for solicitada.
Defensores de imigrantes e legisladores democratas aplaudiram o anúncio: “Muitas vezes, os empregadores ameaçam de deportação ou retaliam os trabalhadores imigrantes que alarmam sobre as condições ilegais no local de trabalho, o que prejudica as condições de trabalho e os salários de todos os trabalhadores dos EUA”, disse a congressista democrata Judy Chu em um comunicado.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.