Em uma participação no programa “State of the Union” da rede CNN neste domingo (14), o secretário do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, Alejandro Mayorkas, anunciou uma queda de 50% no número de imigrantes que cruzam a fronteira após o fim do Título 42.
Segundo Mayorkas, os agentes da Patrulha de Fronteira abordaram cerca de 6.300 imigrantes na sexta-feira e outros 4.200 no sábado. “O fluxo está acentuadamente abaixo do que era antes do final da medida sanitária. Ainda é cedo. Estamos no terceiro dia. Mas estamos planejando essa transição há meses e meses.”
Autoridades americanas projetavam que as abordagens de imigrantes na fronteira aumentariam para uma média de 2.000 a 14.000 por dia.
Já o prefeito de Laredo, no Texas, disse a CNN que, embora o número de pessoas chegando possa ser menor do que o esperado pelas autoridades federais, a comunidade ainda está em “alerta máximo”. No sábado, a cidade recebeu cerca de 700 imigrantes.
“A triste realidade é que já estávamos com hospitais quase lotados antes do título 42 expirar e sem uma unidade de terapia intensiva pediátrica”, disse o prefeito Victor Treviño. “Ainda estamos em alerta máximo porque Brownsville e El Paso ainda têm um grande número com eles, então temos que estar cientes disso”, acrescentou.
Em El Paso, o prefeito Oscar Leeser disse que a cidade até agora viu uma “transição suave” do Título 42, mas ainda está se preparando para o que o futuro reserva.
“Sabemos que ainda precisamos nos preparar para o desconhecido porque não sabemos o que vai acontecer na próxima semana e continua acontecendo dia após dia”, disse Lesser.
Segundo o prefeito, a comunidade está recebendo os recursos de que precisa dos governos estadual e federal.
Agende sua TRIAGEM GRATUITA clicando aqui.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos!
→ Youtube: Conexão Imigração USA
→ Instagram: @ImmigrateToTheUSA
→ WhatsApp: +1-954-204-0393