O governador do Texas, Greg Abbott, assinou na quinta-feira (7) uma ordem que autoriza as forças de segurança estaduais a prender e transportar imigrantes que atravessaram ilegalmente de volta para a fronteira EUA-México.
Em comunicado, o republicano afirmou que “o estado do Texas está mais uma vez se antecipando e tomando medidas sem precedentes para proteger os americanos e proteger a fronteira sul”.
Abbott critica o governo federal por, segundo ele, ser “brando” com a imigração. Ele declarou na quinta-feira que a medida era necessária porque o presidente Joe Biden “se recusa a fazer seu trabalho e fazer cumprir as leis de imigração promulgadas pelo Congresso”.
O governo mexicano divulgou um comunicado em que diz desconsiderar a ordem e afirma que o país só poderia discutir a política de imigração a nível federal: “Esta ação, no entanto, só é compreensível em um contexto da campanha eleitoral no estado do Texas”, continua o comunicado.
Procurado pela AFB para comentar a ordem, o Departamento de Segurança Nacional não respondeu de maneira imediata.
O número de imigrantes nas fronteiras atingiram o nível mais alto em cerca de duas décadas. Na fronteira do Texas, as autoridades dos EUA impediram 523.000 vezes passagens entre janeiro e maio, contra 417.000 no mesmo período do ano passado.
A ordem de Abbott foi divulgada uma semana depois de a Suprema Corte dos Estados Unidos autorizar o governo Joe Biden a finalizar a política chamada “Fique no México”, que mandava os solicitantes de asilo de volta para o México enquanto aguardavam a resolução de seus casos.
Representamos causas imigratórias em todo os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.