O Departamento de Segurança Interna anunciou, na quarta-feira (26), que cerca de 85 mil imigrantes foram deportados desde o fim do Título 42, um aumento de 65% comparado ao mesmo período do ano passado.
Depois que as restrições de fronteira da pandemia foram suspensas, em maio deste ano, a preocupação das autoridades americanas era que houvesse um forte aumento de pessoas entrando no país ilegalmente.
Ao contrário do que era especulado, dados recentes do governo mostraram uma queda de 42% nas travessias ilegais desde então e um aumento nas deportações.
“O Departamento está enviando uma mensagem clara sobre as consequências de vir para os Estados Unidos e buscar asilo indevidamente”, disse Miguel Vergara, diretor do escritório de campo do ICE Harlingen.
Em depoimento perante o Comitê Judiciário da Câmara, o secretário de Segurança Interna Alejando Mayorkas exaltou a política de asilo do governo: “Nossa abordagem de expandir os caminhos legais para as pessoas chegarem à fronteira e aplicar consequências para aqueles que chegam à nossa fronteira irregularmente está funcionando”.
Na última terça (25), um juiz federal bloqueou a nova e mais rígida política de asilo do governo Biden, que os apoiadores consideram um fator-chave para reduzir o número de travessias ilegais de fronteira. O juiz suspendeu sua própria decisão por 14 dias para que o governo apele. Enquanto isso, a política pode seguir em vigor.
Agende sua TRIAGEM GRATUITA clicando aqui.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos!
→ Youtube: Conexão Imigração USA
→ Instagram: @ImmigrateToTheUSA
→ WhatsApp: +1-954-204-0393