Imigrantes indocumentados temem deportação caso sejam vacinados

A tão esperada vacina contra o coronavírus já está sendo distribuída nos Estados Unidos e, nos próximos meses, deve ser aplicada na população em geral.

Integrantes do governo Trump sugerem que quem receber a vacina deve informar a data de nascimento e fornecer o número da carteira de motorista ou do passaporte “para que seja possível checar se houve êxito na imunização”. Ativistas alertam que isso pode gerar medo na comunidade imigrante.

Ativistas e advogados de imigração relataram ao USA Today que muitos imigrantes indocumentados estão com medo de tomar a vacina e serem identificados pelo governo.

“Os imigrantes indocumentados são deixados de fora da maioria das políticas públicas e não podemos deixá-los de fora da vacinação contra a Covid. Sabemos que as minorias – imigrantes, negros, latinos – foram a maioria das vítimas dessa doença e vamos fazer o que for necessário para que eles sejam vacinados”, disse uma ativista à publicação.

O governador de NY, Andrew Cuomo, já avisou que não vai solicitar esse tipo de informação para não intimidar os imigrantes que vivem no Estado sem documentos.

“Nós não vamos nos arriscar se essa vacina for nos causar problemas. Mas se tivermos garantias, estou pronta para tomá-la”, disse Beatriz Gutierrez, que mora no Arizona. Ela é mãe de quatro filhos e todos na família tiveram a doença.

Ativistas querem ter certeza que esses estrangeiros não serão alvo do governo e que todos sejam imunizados contra o vírus, que já matou mais de 300 mil pessoas nos EUA.

Para Cara Chirst, diretora do Arizona Department of Health Services, não há o que os imigrantes temerem. “Vacinas são disponíveis para todos, não importa se você é nativo, imigrante ou se está apenas de passagem no País. Temos que nos certificar que todos estarão protegidos”, ressaltou.

A equipe do Castro Legal Group, liderada pela advogada Renata Castro, está sempre monitorando e divulgando as novidades relacionadas à Imigração no nosso site www.castrolegalgroup.com e nas nossas redes sociais. Fique ligado!

Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos.

Whatsapp: +1-954-204-0393

www.castrolegalgroup.com

youtube.com/conexaoimigracaousa

Foto: Jcomp – Freepick

Subscribe to our Newsletter.