Em uma reviravolta no plano do governador da Flórida, Ron DeSantis, quarenta e nove imigrantes venezuelanos que foram atraídos a embarcar em voos do Texas para Martha’s Vineyard são agora elegíveis para a cidadania americana através do visto U.
Os imigrantes receberão o benefício por terem colaborado com uma investigação criminal sobre os voos bancados por DeSantis. Segundo o xerife do condado de Bexar, no Texas, Javier Salazar, eles teriam ocorrido sob “falsos pretextos” e os imigrantes teriam sido “presas fáceis”.
O visto U é destinado a vítimas ou testemunhas de um crime ocorrido em solo americano. E devido à cooperação dos imigrantes venezuelanos transportados, todos eles terão direito de serem certificados. Esse tipo de visto permite que os imigrantes permaneçam no país e, na maioria dos casos, é possível obter o green card e se tornar residente permanente.
“Dar aos imigrantes um novo status de visto vai garantir a disponibilidade dos mesmos como testemunhas durante a investigação e qualquer julgamento posterior”, disse Salazar à estação de rádio pública de Boston WGBH.
Em comunicado, o governador da Flórida declarou que não cometeu um crime e que os imigrantes transportados assinaram formulários de consentimento para embarcar nos voos privados.
Para saber mais sobre o visto U, assista à série de vídeos da advogada Renata Castro no canal Conexão Imigração USA. Clique aqui.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.