De acordo com a Associated Press, os eleitores de Massachusetts aprovaram a Pergunta 4 da votação estadual, endossando uma lei aprovada no início deste ano que permite que imigrantes sem status legal nos EUA recebam carteiras de motorista.
Os opositores propuseram a questão para saber se a população deseja manter ou anular a nova lei, reunindo milhares de assinaturas para fazer a votação deste outono.
Fair and Secure Massachusetts, o grupo que lidera o esforço de revogação, argumentou que a lei encorajaria mais imigração ilegal. Muitos críticos da lei também levantaram preocupações de que poderia levar a fraude eleitoral – uma afirmação que o secretário de Estado Bill Galvin frequentemente contestou.
Os defensores da lei argumentaram que as estradas são mais seguras para todos quando mais motoristas são devidamente educados e totalmente segurados. Eles apontaram para dados que mostram que acidentes de atropelamento caíram na Califórnia e Connecticut depois que os legisladores aprovaram medidas semelhantes.
A Lei de Mobilidade de Trabalho e Família entrará em vigor em julho de 2023. Os organizadores estimam que milhares de motoristas recém-qualificados poderão solicitar licenças nos meses seguintes.
Massachusetts se junta a outros 16 estados e Washington, DC, na adoção desse tipo de lei. O Pew Research Center estima que existam cerca de 250.000 imigrantes indocumentados vivendo em Massachusetts.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.
– Youtube