O secretário de Homeland Security, Alejandro Mayorkas, disse em entrevista nesta segunda-feira (1) que fará o que estiver ao seu alcance para que famílias de imigrantes separadas na fronteira sejam reunidas. Ele afirmou que esse encontro pode ser nos EUA, de acordo com as leis imigratórias, ou nos países de origem desses imigrantes.
Em coletiva na Casa Branca, Mayorkas disse que a separação de famílias “é o exemplo mais poderoso e comovente da crueldade da administração anterior”.
“Nossa expectativa é reunir essas famílias, seja aqui ou em seu país de origem”, disse o diretor citando El Salvador, Honduras ou Guatemala. “Precisamos de tempo para construir uma política imigratória para a fronteira, por isso, peço que os imigrantes não venham agora”.
Mayorkas lidera a força-tarefa criada por Biden para reunir famílias separadas na fronteira.
Segundo informações do Departamento de Homeland Security (DHS), somente em janeiro, mais de 5,8 mil crianças chegaram à fronteira desacompanhadas dos pais e mais de 7,5 mil famílias foram detidas pelo Customs and Border Protection (CBP). A expectativa é que esse número aumente a cada dia.
Agentes da patrulha de fronteira têm prendido uma média de 300 crianças diariamente na região.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos.
Whatsapp: +1-954-204-0393
www.castrolegalgroup.com
youtube.com/conexaoimigracaousa
Instagram: @immigratetotheusa