Em uma nova política publicada nesta quinta-feira (14), o governo Biden determina que policiais dos Estados Unidos devem perguntar, ao deter imigrantes no país ilegalmente, se eles são pais ou responsáveis para evitar a separação de famílias.
A diretiva é um esforço do presidente Joe Biden para reverter as políticas mais restritivas do ex-presidente Donald Trump e também permite que pais ou responsáveis anteriormente deportados retornem aos Estados Unidos temporariamente para audiências de custódia de crianças.
A nova orientação do Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) substitui a da era Trump, emitida em 2017, que não exigia explicitamente que os oficiais interrogassem ou registrassem o status parental ou a tutela.
O diretor interino do ICE, Tae Johnson, disse em comunicado que os oficiais preservarão a unidade familiar “o máximo possível”.
Para o US News, alguns ativistas de imigração disseram que as medidas não foram suficientemente eficazes. Heidi Altman, diretora de políticas do Centro Nacional de Justiça para Imigrantes, que presta serviços jurídicos a refugiados e solicitantes de refúgio, chamou o memorando de “mínimo”.
Representamos causas imigratórias em todo os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.