Na última segunda-feira (25), os governos do México e dos Estados Unidos assinaram um novo acordo para lidar com a questão da imigração nas fronteiras. A resolução determina que o México se comprometa a deportar para os países de origem pessoas que tentarem atravessar a fronteira.
O acordo ocorre depois de um aumento recente nas travessias de imigrantes sem documentos. A expectativa é aliviar a pressão nas cidades fronteiriças do México e evitar o uso do sistema ferroviário para chegar à fronteira dos EUA.
Grupos defensores dos direitos de imigrantes criticaram a decisão. Eles pedem que os EUA restaurem o direito de buscar asilo nos portos de entrada, aumentem a capacidade de processamento de requerentes de asilo e financiem adequadamente governos locais e organizações comunitárias que prestam serviços a esses requerentes.
Nicole Elizabeth Ramos, diretora do projeto de direitos fronteiriços do Al Otro Lado, comentou: “O anúncio do acordo não é novidade. Durante anos, o governo dos Estados Unidos gastou bilhões de dólares para forçar o México a fazer o trabalho sujo, evitando que requerentes de asilo que fogem para salvar suas vidas coloquem os pés em solo norte-americano, incluindo famílias mexicanas que fogem de perseguições das quais o governo mexicano se recusa a protegê-las”.
As ações que serão implementadas pelos governos vizinhos serão coordenadas com a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) e a Ferromex, de acordo com o relatório do Instituto Nacional de Migração do México.
Agende sua TRIAGEM GRATUITA clicando aqui.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos!
→ Youtube: Conexão Imigração USA
→ Instagram: @ImmigrateToTheUSA
→ WhatsApp: +1-954-204-0393