Número de imigrantes presos na fronteira sul bate novo recorde

Construction continues on new border wall system project near Yuma, AZ.  Recently constructed border wall near Yuma, Arizona on June 3, 2020. CBP photo by Jerry Glaser.

Novos dados mensais divulgados na segunda-feira (15) mostram que até agora, neste ano fiscal, 1,82 milhão de pessoas foram detidas pela Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) na fronteira sul dos EUA com o México.

Os Estados Unidos estão prestes a ver o maior número de chegadas de migrantes desde o início dos registros, que devem totalizar dois milhões de pessoas até 30 de setembro.

O último ano fiscal – de 1º de outubro de 2020 a 30 de setembro de 2021 – registrou 1,66 milhão de chegadas. O aumento é sustentado por homens solteiros e famílias de toda a América Latina em busca de asilo ou trabalho.

A flexibilização das restrições de viagem e o fim da política de pandemia do Título 42 – que viu os migrantes serem imediatamente enviados de volta ao México, em meio ao medo da disseminação da Covid-19 – contribuíram para o aumento.

A instabilidade na Venezuela e na Nicarágua, juntamente com as duras condições em Cuba, também elevaram os números.

Mexicanos e outros centro-americanos – que são os dois maiores grupos de chegadas, representando 60% – são deportados, mas os da Venezuela, Nicarágua e Cuba permanecem, porque os EUA não têm relações diplomáticas com seus governos.

Representamos causas imigratórias em todo os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.

– Whatsapp
– Youtube
– Instagram

Facebook
Pinterest
LinkedIn
Twitter
Email