Iniciar um processo de imigração para os Estados Unidos para viver o sonho americano sem dor de cabeça requer tempo, investimento, paciência e, muitas vezes, a presença de um sponsor – ou patrocionador.
Um sponsor é uma pessoa ou entidade que concorda em assumir a responsabilidade financeira e legal pelo imigrante, caso seja necessário, durante o processo de imigração. Esse patrocinador deve ser cidadão americano ou residente permanente legal (titular de um green card).
Tipos de Sponsor
Patrocinador Familiar: A imigração por parentesco é uma das formas mais comuns de mudança para os EUA. Um cidadão americano ou residente permanente legal pode patrocinar certos membros da família para que estes obtenham residência permanente. Os parentes que podem ser patrocinados variam de acordo com o status do patrocinador. Por exemplo, um cidadão americano pode patrocinar cônjuges, filhos, pais e irmãos, enquanto um residente permanente legal pode patrocinar cônjuges e filhos solteiros.
Patrocinador Empregatício: Empregadores nos EUA podem patrocinar trabalhadores estrangeiros para vistos temporários ou green cards com base em emprego. O processo pode variar, mas geralmente envolve a demonstração de que não há trabalhadores americanos qualificados e disponíveis para ocupar o cargo oferecido ao trabalhador estrangeiro. Além disso, um dos critérios principais para se qualificar é demonstrar as autoridades de imigração a capacidade total de cobrir os gastos do trabalhador estrangeiro e a sua família, como o pagamento do salário, por exemplo.
Responsabilidades de um sponsor
Ao patrocinar um imigrante, o sponsor se compromete a fornecer apoio financeiro durante o processo e após, garantindo que o imigrante não se torne um “encargo público” para o governo dos EUA.
Exemplo: caso o imigrante solicite um benefício governamental como o Medicaid, o governo pode fazer a cobrança dos gastos ao patrocinador.
Isso não significa, porém, que o patrocinador deve arcar com todos os custos de vida do imigrante, como cartão de crédito, por exemplo. Além disso, todas as responsabilidades pertinentes terminam quando o imigrante se tornar cidadão americano ou receber o green card.
Isso é frequentemente evidenciado pelo “Affidavit of Support” (Declaração de Apoio), um documento legalmente vinculativo.
Conclusão
O sponsor desempenha um papel essencial ao processo do imigrante. Por isso, é essencial entender detalhadamente o papel e as responsabilidades do patrocinador antes de se comprometer em prestar o apoio para que o processo corra com segurança e obtenha sucesso.
As leis de imigração dos Estados Unidos estão sujeitas a mudanças, portanto, é aconselhável buscar orientação legal atualizada ao iniciar um processo de imigração. O Castro Legal Group representa causas em todo os Estados Unidos!
Agende sua TRIAGEM GRATUITA clicando aqui.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos!
→ Youtube: Conexão Imigração USA
→ Instagram: @ImmigrateToTheUSA
→ WhatsApp: +1-954-204-0393