Policiais dificultam a vida de imigrantes vítimas de crimes nos EUA

Pessoas que foram vítimas de crimes nos Estados Unidos podem se qualificar para o visto U, criado em 2000 pelo Congresso e é voltado para pessoas que sofreram danos físicos e psicológicos depois da ocorrência de um crime.

Mas para dar prosseguimento ao processo imigratório, a vítima precisa de uma certificação da polícia ou da agência investigadora para validar a ocorrência, para comprovar que o crime de fato aconteceu.

De acordo com a revista Slate, diversos imigrantes são vítimas de crimes graves – como estupros, assaltos, tentativas de assassinato -, mas não conseguem o visto porque os policiais se recusam a dar essa certificação exigida. Muitas vezes, eles desconhecem a existência do visto ou simplesmente não querem assinar o documento.

A revista cita o exemplo de uma mexicana indocumentada de 33 anos, que mora no estado de Illinois, cuja filha menor de idade foi vítima de estupro pelo padrasto. Orientada por seu advogado de imigração, ela tentou por mais de um ano obter a certificação da polícia. “Eles só me enrolaram e não me deram o documento. Minha filha foi vítima de um crime grave, mas ainda não conseguimos dar entrada porque eles não querem dar a certificação”.

“Existem muitos lugares onde a polícia não sabe nada sobre esse processo de certificação para o visto U. E existem outros lugares que simplesmente não querem fornecer esse documento. Eles querem se manter longe das leis imigratórias e muitos são anti-imigrantes”, afirma Leslye Orloff, diretora do National Immigrant Women’s Advocacy Project.

Leslye afirma que nos últimos dez anos, sua equipe treinou mais de 7 mil policiais e procuradores em 33 estados sobre a certificação para vítimas do visto U. “Mas ainda hoje, 21 anos depois da criação da lei pelo Congresso, me deparo todos os dias com policiais que não têm ideia do que seja o visto U e outros que simplesmente não querem cooperar”.

A advogada de imigração Renata Castro, fundadora do Castro Legal Group, fez uma série de seis vídeos em seu canal no Youtube, Conexão Imigração USA, com todas as informações sobre o visto U. Assista!

Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos. Fazemos triagem inicial gratuita do seu caso.

Whatsapp: +1-954-204-0393

www.castrolegalgroup.com

youtube.com/conexaoimigracaousa

Subscribe to our Newsletter.