O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, condenou, na quinta-feira (03), a instação da barreia flutuante na fronteira com os Estados Unidos e as chamou de “desumanas”. O comentário foi feito depois que o governo mexicano recuperou dois corpos encontrados presos às boias.
“Ninguém deveria ser tratado assim. Esse tipo de tratamento não vem de uma boa pessoa; somente sendo bons podemos ser felizes. Abbott não deveria agir assim; é desumano”, disse López durante coletiva de imprensa.
Não foram divulgadas informações sobre a identidade das vítimas. O Departamento de Segurança Pública do Texas disse que nenhuma identificação foi encontrada no corpo e ninguém procurou por eles.
O Departamento de Justiça dos EUA iniciou um processo contra o Texas alegando que o estado não solicitou permissão federal para colocar as barreiras em vigor.
“O Texas instalou a barreira flutuante sem buscar a autorização e as agências federais relevantes foram privadas da oportunidade de avaliar os riscos que a barreira representa para a segurança pública e o meio ambiente, é preciso mitigar esses riscos conforme necessário por meio do processo de licenciamento e avaliar se o projeto é de interesse público”, diz a denúncia.
O governador republicano Greg Abbott rejeitou a acusação e afirmou que o direito soberano do Texas de proteger sua fronteira substitui qualquer estatuto.
A barreira flutuante no Rio Grande foi instalada no início de julho.
Agende sua TRIAGEM GRATUITA clicando aqui.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos!
→ Youtube: Conexão Imigração USA
→ Instagram: @ImmigrateToTheUSA
→ WhatsApp: +1-954-204-0393