Ao buscar asilo nos Estados Unidos, o pertencimento mais vital de um migrante é sua documentação de imigração. Qualquer erro ou mal-entendido com esses documentos pode não apenas atrasar o caso, mas também deportá-los. Uma matéria elaborada pelo Texas Standard mostra que profissionais da imigração de todo o país têm recebido centenas de casos em que agentes de imigração preenchem o formulário de liberação de imigrantes com um endereço errado.
O responsável por coletar os relatos dos profissionais é Adolfo Flores, repórter do Buzzfeed News. Na matéria, ele explica que, normalmente, no momento da liberação para entrada nos EUA, os imigrantes fornecem o endereço de um amigo ou membro da família. Este endereço é muito importante porque é o local em que eles receberão notificações judiciais e qualquer outra notificação de imigração.
Porém, segundo Flores, os venezuelanos que chegam à fronteira – que são uma das poucas nacionalidades que realmente têm permissão para entrar nos EUA e buscar asilo – não têm amigos ou familiares. E então, quando eles estão prestes a serem liberados, eles não têm um endereço para fornecer. Assim, funcionários da imigração na fronteira ou uma instalação do ICE colocam o endereço de ONGs – não necessariamente aquelas que estão equipadas para lidar com essa população.
Conforme os últimos relatos, os formulários vão para organizações como a Catholic Charities em Nova York, e eles nem sabem quem são essas pessoas e não têm como contatá-las.
A troca do endereço pode ser solicitada, mas não é um processo fácil e a maioria dos imigrantes não sabem que isso é o que eles podem e deveriam fazer.
Defensores da imigração ouvidos pelo Texas Standard dizem que isso pode ter impactos realmente prejudiciais para os imigrantes, porque se eles receberem um aviso de comparecimento ao tribunal enviado para tal endereço e nunca o receberem, não significa que a audiência não vá ocorrer. E sim que, caso não apareçam, um juiz de imigração pode ordenar que sejam deportados à revelia em sua ausência.
Para Flores, podem haver duas linhas de pensamento sobre o que tem acontecido: “Ou eles não querem mantê-los lá por mais tempo do que o necessário, e sem um endereço, os agentes lhes dizem: ‘eu coloco este endereço ou você fica aqui mais tempo’” ou isso está sendo feito apenas com alguma intenção maliciosa.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.