Na terça-feira (27), o senador Josh Hawley apresentou uma legislação chamada “Lei de Empoderamento dos Estados para Deportar Imigrantes Ilegais”, que autorizaria policiais estaduais e locais a aplicar certas leis federais de imigração para deportação de imigrantes sem documentos.
A apresentação da legislação ocorre em meio a alegações republicanas em andamento de que o governo Biden está se recusando a proteger a fronteira.
O projeto efetivamente revogaria um caso da Suprema Corte de 2012 que limitou significativamente a capacidade dos estados de se envolverem na fiscalização da imigração. Em vez disso, o projeto de lei permitiria que os estados usassem seus próprios recursos para tal.
Isso daria poder aos promotores estaduais para iniciar processos por violações da lei federal de imigração. Os estados seriam capazes de deportar imigrantes sem documentos e os estados fronteiriços se mudariam para proteger a fronteira.
O governo Biden argumentou que a fronteira é “segura” e disse que está restabelecendo processos legais de asilo que estão de acordo com a lei dos EUA e que foram derrubados durante o governo Trump.
“Se Joe Biden não vai fazer cumprir as leis de imigração, por que não deixamos os estados aplicarem as leis de imigração?” Hawley disse na semana passada em “The Ingraham Angle”. “O estado do Texas adoraria, os estados da Flórida, Arizona, adorariam fazer cumprir as leis de imigração. Vamos fazer isso, vamos deixá-los proteger a fronteira, deixá-los deportar imigrantes ilegais de acordo com nossas leis.”
“Vamos tirar as luvas aqui, vamos fazer cumprir a lei, vamos restaurar a ordem na fronteira”, disse Hawley.
A legislação é um dos vários esforços recentes dos republicanos em nível estadual e nacional para que os estados intervenham para preencher o que eles dizem ser um vácuo do governo federal diante de uma crise migratória furiosa.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.