Autoridades locais do Texas informaram que veículos militares blindados serão posicionados ao longo da fronteira com o México como parte de um plano para evitar a entrada irregular de imigrantes nos Estados Unidos.
O anúncio acontece há cerca de um mês do fim de uma medida sanitária usada para barrar pessoas que procuram asilo nos EUA, o que prevê uma avalanche de solicitantes que aguardam no México cruzando a fronteira em breve. O governador do Texas, Greg Abbott, disse que tratará essa situação como uma “invasão”.
“A Guarda Nacional está destacando 10 veículos blindados de transporte de pessoal M113 na fronteira sul do Texas e México, além de aumentar os voos de aeronaves e os esforços de segurança”, disse nesta segunda o Departamento Militar do Texas, após consulta da Agência France-Presse.
Na sexta-feira (18), o jornal The Texas Tribune havia antecipado a informação. “Essas ações são parte de uma estratégia mais ampla de uso de todas as ferramentas disponíveis para lutar contra o nível recorde de imigração ilegal”, explicou. “A Guarda Nacional do Texas está tomando medidas sem precedentes para proteger nossa fronteira e para repelir e mandar de volta os imigrantes que tentam atravessar a fronteira ilegalmente”, acrescentou.
De acordo com dados oficiais, de outubro de 2021 a setembro de 2022, as autoridades americanas abordaram 2,3 milhões de imigrantes na fronteira com o México. Abbott enviou na semana passada uma carta ao presidente dos EUA, Joe Biden, em que o responsabiliza por realizar uma política de “fronteiras abertas” que desencadeou “uma crise inédita de migração ilegal”, obrigando o Texas a “se defender”.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.
– Whatsapp: +1-954-204-0393