Estrangeiros que se casam com um cidadão americano têm direito de solicitar um Green Card e se tornar residente permanente dos Estados Unidos.
O processo de Green Card por casamento é minuciosamente investigado pela imigração, a fim de evitar qualquer tipo de fraude. Durante a análise, serão solicitadas visitas, documentos do casamento, fotos e até redes sociais.
Se aprovado, o documento terá validade provisória de dois anos e, depois, deverá ser renovado para um definitivo, que valerá por dez anos.
Há duas situações que envolvem o processo de Green Card por casamento:
– Estrangeiro(a) que viajou para os EUA e se casou com um americano no país:
Neste caso, é preciso informar ao USCIS sobre o casamento através do formulário I-130 e solicitar o Green Card somente após o casamento no civil.
– O solicitante está no país de origem e irá se deslocar aos EUA para casar com um cidadão:
É preciso solicitar o visto de noiva (K-1) e o cidadão americano deverá fazer a solicitação de que o futuro cônjuge vá ao país para o casamento, através do formulário I-129F. Após a aprovação do processo, o USCIS enviará um pedido ao National Visa Center e o imigrante deverá fazer um cadastro no Centro de Aplicação Eletrônica Consular, preencher o formulário chamado DS-160 e pagar uma taxa para agendar uma entrevista.
Após a entrevista, o imigrante saberá se pode ou não viajar para se casar.
Assista aos vídeos da advogada Renata Castro sobre Green Card por casamento:
Green Card por casamento com portador de Green Card
(https://www.youtube.com/watch?v=6tkz_EyXyPQ)
Green Card por casamento com cidadão americano
(https://www.youtube.com/watch?v=YoQ4gOKBsJ8)