Cidadãos americanos e residentes permanentes têm o direito de solicitar o Green Card para os membros da família, respeitando algumas condições.
Os cidadãos com mais de 21 anos podem pedir o documento para pai e mãe, cônjuge, filhos solteiros ou casados com qualquer idade, filhos do cônjuge e irmãos. Já os residentes permanentes legais só podem apresentar uma petição de visto para cônjuge ou filhos solteiros.
O próprio residente ou cidadão deverá ser o responsável pelo requerimento do Green Card e é obrigatório comprovar certas condições financeiras e a relação de parentesco a partir de documentos solicitados pelo USCIS.
Os portadores de Green Card possuem basicamente os mesmos direitos e deveres dos cidadãos americanos, exceto o direito ao voto nas eleições e exercer cargo público ou político.
Existem dois tipos de vistos de imigrantes baseados na família:
Parente imediato – estes vistos são baseados em um relacionamento familiar próximo com um cidadão dos EUA, como cônjuge, filho ou pai. O número de imigrantes nessas categorias não é limitado a cada ano fiscal.
Preferência familiar – estes vistos são para relacionamentos familiares específicos, mais distantes, com um cidadão dos EUA e alguns relacionamentos específicos com um Residente Permanente Legal (LPR). O número de imigrantes nessas categorias é limitado a cada ano fiscal.
Assista a série de Perguntas & Respostas da advogada Renata Castro sobre Green Card por parentesco:
Q&A: Consigo passar a cidadania americana para minha filha e seu marido no Brasil?
(https://www.youtube.com/watch?v=4XLuPcIcqmo)
Q&A: Moro legalmente nos EUA. Meu filho casado consegue o Green Card?
(https://www.youtube.com/watch?v=WFngWEDETg8)
Q&A: Sou cidadão americano e quero aplicar green card para minha filha brasileira. Como começar?
(https://www.youtube.com/watch?v=cmqKmXQ7kVA)