O E-2 é visto de não-imigrante para investidores individuais ou funcionários de empresas investidoras.
É necessário ser cidadão de um país que tenha assinado um tratado de comércio e navegação com os Estados Unidos. Ou você deve ser um funcionário de uma empresa baseada em um país que tenha um tratado comercial com os Estados Unidos.
Requisitos
– Para investidores:
. Ser nacional de um país com o qual os Estados Unidos mantenham tratado de comércio e navegação;
. Investiu, ou está ativamente no processo de investimento, uma quantidade substancial de capital em uma empresa de boa-fé nos Estados Unidos;
. Estar procurando entrar nos Estados Unidos apenas para desenvolver e dirigir a empresa de investimento. Isso é estabelecido mostrando pelo menos 50% de propriedade da empresa ou posse de controle operacional por meio de um cargo gerencial ou outro dispositivo corporativo.
Uma quantidade substancial é:
. Substancial em relação ao custo total de comprar uma empresa estabelecida ou estabelecer uma nova;
. Suficiente para garantir o compromisso financeiro do investidor do tratado com a operação bem-sucedida do empreendimento;
. De magnitude para apoiar a probabilidade de o investidor do tratado desenvolver e dirigir com sucesso o empreendimento. Quanto menor o custo do empreendimento, maior, proporcionalmente, o investimento deve ser considerado substancial.
– Para funcionários:
. Ter a mesma nacionalidade do empregador estrangeiro principal (que deve ter a nacionalidade do país do tratado);
. Atender à definição de “empregado” de acordo com a legislação pertinente;
. Ou estar exercendo funções de caráter executivo ou de fiscalização, ou se empregado em menor capacidade, ter qualificações especiais.
Se o principal empregador estrangeiro não for um indivíduo, deve ser uma empresa ou organização de propriedade de pelo menos 50% de pessoas nos Estados Unidos que tenham a nacionalidade do país do tratado. Esses proprietários devem: (a) manter o status de investidor não-imigrante ou (b) se os proprietários não estiverem nos Estados Unidos, eles devem ser, se quiserem ser admitidos neste país, classificados como investidores não-imigrantes
As qualificações especiais são habilidades e/ou aptidões que tornam os serviços do empregado essenciais para o funcionamento eficiente da empresa. Existem várias qualidades ou circunstâncias que podem, dependendo dos fatos, atender a esse requisito. Estes incluem, mas não estão limitados a:
. O grau de experiência comprovada na área de atuação do funcionário;
. Se outros possuem as habilidades específicas do funcionário;
. O salário que as qualificações especiais podem comandar;
. Se as habilidades e qualificações estão prontamente disponíveis nos Estados Unidos.
* O conhecimento de uma língua e cultura estrangeiras não atende, por si só, a esse requisito.
Família do solicitante do Visto E-2
Os investidores e funcionários do Visto E-2 podem ser acompanhados por cônjuges e filhos solteiros menores de 21 anos. Suas nacionalidades não precisam ser as mesmas do investidor ou funcionário do visto.
Cônjuges e filhos podem solicitar a classificação de não-imigrante E-2 como dependentes e, se aprovados, geralmente terão o mesmo período de permanência que o empregado. Se os membros da família já estiverem nos Estados Unidos e estiverem buscando mudanças de status ou extensões de estadia em uma classificação de dependente E-2, eles podem se inscrever preenchendo uma única Solicitação para Alterar/Estender Status de Não Imigrante (Formulário I-539).
Cônjuges de trabalhadores E-2 com status E-2 ou E-2S válidos são considerados trabalhadores autorizados incidentes ao status, exceto para cônjuges de investidores de longo prazo na Ilhas Marianas Setentrionais (E-2 CNMI Investors) que são obrigados a para solicitar autorização de emprego.
https://visahelp.us.com/pt/e2/
https://www.uscis.gov/working-in-the-united-states/temporary-workers/e-2-treaty-investors