A Meta, empresa-mãe do Facebook, anunciou a demissão de 11.000 funcionários, o equivalente a 13% de sua força de trabalho. Entre eles, estão diversos estrangeiros com vistos de trabalho, como H-1Bs, que agora enfrentam incertezas sobre seu status de imigração.
O CEO Mark Zuckerberg reconheceu que a situação imigratória que os empregados irão enfrentar é “especialmente difícil” e ofereceu apoio aos impactados.
“Há um período de aviso prévio antes da rescisão e alguns períodos de carência de visto, o que significa que todos terão tempo para fazer planos e trabalhar em seu status de imigração. Temos especialistas em imigração dedicados para ajudar a orientá-lo com base no que você e sua família precisam”, disse Zuckerberg em uma carta aos funcionários.
Os portadores de visto H-1B podem permanecer e trabalhar nos Estados Unidos por um período de três anos, prorrogado por mais três anos.
Eles são então obrigados a deixar o país, a menos que seu empregador os patrocine para a residência permanente (Green Card). Se os portadores de visto H-1B perderem seus empregos, eles terão apenas um “período de carência” de 60 dias para encontrar um funcionário disposto a patrocinar seu H-1B, caso contrário, eles serão obrigados a deixar os EUA.
Reconhecendo que “não há uma boa maneira de demitir”, Zuckerberg disse que a empresa espera obter todas as informações relevantes para os afetados o mais rápido possível.
“Quero assumir a responsabilidade por essas decisões e por como chegamos aqui. Sei que isso é difícil para todos e lamento especialmente os afetados”, disse ele.
Na explicação de como a empresa chegou ao ponto de adotar medidas tão drásticas de corte de custos, Zuckerberg disse que o mundo rapidamente se tornou on-line no início da pandemia de Covid e o aumento do comércio eletrônico levou a um crescimento desproporcional da receita.
“Muitas pessoas previram que essa seria uma aceleração permanente que continuaria mesmo após o fim da pandemia. Eu também, então tomei a decisão de aumentar significativamente nossos investimentos. Infelizmente, isso não aconteceu da maneira que eu esperava”, disse ele.
*O visto H-1B é um visto de não-imigrante que permite que empresas norte-americanas empreguem trabalhadores estrangeiros em ocupações especializadas que exijam conhecimentos teóricos ou técnicos. As empresas de tecnologia dependem dele para contratar dezenas de milhares de funcionários todos os anos de países como Índia, China e Brasil.
Clique aqui e confira um artigo exclusivo sobre vistos H-1B preparado pelo Castro Legal Group.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos e oferecemos triagem inicial gratuita do seu caso.
– Youtube