Atrasos nos tribunais de imigração é considerado um benefício para certos imigrantes

orderegardingextradition

Dados do Transactional Records Access Clearinghouse (TRAC) mostram que cerca de 650 juízes de imigração acumulam mais de 2,4 milhões de casos atrasados. O amontoado de processos tem sido considerado um estímulo para imigrantes que já estão no país.

Informados de que enquanto aguardam a resolução de seus casos, eles podem trabalhar por anos sem serem deportados, imigrantes usam o tempo para economizar e enviar dinheiro para suas famílias no exterior.

“Está claro que a demora para passar pelo processo judicial de imigração agora se tornou um grande fator de atração que impulsiona a imigração em toda a região”, disse Blas Núñez-Neto, secretário do Departamento de Segurança Interna.

Núñez Neto afirmou que a maioria dos imigrantes que chegam à fronteira pagam até 15 mil dólares a organizações de tráfico de pessoas, cientes de que “uma vez que estejam no sistema judicial de imigração e apresentem a documentação necessária, podem solicitar uma autorização de trabalho”.

“O sistema judiciário está se tornando uma aproximação de um caminho legal para as pessoas virem para os Estados Unidos”, acrescenta. 

Segundo David Neal, diretor do Escritório Executivo de Revisão de Imigração do Departamento da Justiça dos EUA, mais de 300 mil casos foram encerrados em 2022, mas o Departamento de Segurança Interna abriu mais 700 mil.

“Isso é mais que o dobro do que conseguimos concluir. Estamos diante de um volume realmente esmagador”, disse.

Em um relatório, o Instituto de Políticas Migratórias (MPI) detalhou recomendações de como descongestionar os tribunais. Entre elas, estão o encerramento de casos que não atendam aos critérios do Ministério Público, promover o uso de tecnologia e voltar a trabalhar com oficiais de asilo dos Serviços de Cidadania e Imigração (USCIS) para gerenciar a fronteira.

*Com informações da AFP.

Agende sua TRIAGEM GRATUITA clicando aqui.

Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos!

→ Youtube: Conexão Imigração USA

→ Instagram: @ImmigrateToTheUSA

→ WhatsApp: +1-954-204-0393

Facebook
Pinterest
LinkedIn
Twitter
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.