Advogados de imigração e ativistas não acreditam que a reforma imigratória enviada por Joe Biden ao Congresso será aprovada na íntegra, mas estão confiantes de que alguns pontos importantes da lei poderão passar com apoio de democratas e republicanos.
O U.S. Citizenship Act of 2021 foi enviado ao Congresso no dia 18 de fevereiro e renovou a esperança dos mais de 11 milhões de imigrantes indocumentados que hoje vivem nos Estado Unidos.
Para ser aprovada, a reforma precisa passar pela Câmara e pelo Senado, que têm maioria Democrata, mas são necessários 10 senadores republicanos para que se torne lei. E é aí que mora o problema.
“Ninguém está dizendo que existe um caminho fácil para esse projeto de lei ser aprovado”, disse Jacinta González, diretora do grupo de defesa de imigrantes, Mijente. “Temos que ser realmente realistas e honestos com nosso pessoal sobre isso.”
A advogada de imigração Renata Castro, fundadora do Castro Legal Group, concorda que é pouco provável que a reforma imigratória seja aprovada da forma em que está. “Temos que ser realistas. Sabemos que a aprovação por republicanos da reforma imigratória legalizando 11 milhões de indocumentados é muito improvável. Na minha opinião, serão aprovados fragmentos da lei, o que já vai ser um grande alívio para milhares de estrangeiros que estavam sem esperança”, afirma Renata.
Veja o que tem chance de ser aprovado, na opinião de profissionais e ativistas da área imigratória:
Um caminho para a legalização dos Dreamers. Pesquisa do Pew Research Center mostra que 75% dos americanos são favoráveis à legalização dos portadores do Deferred Action on Childhood Arrivals (DACA). Esse fragmento da reforma imigratória tem grandes chances de ser aprovado.
Legalização de trabalhadores rurais. Números do National Immigration Forum mostram que mais de 70% dos trabalhadores da área rural são imigrantes. O U.S. Citizenship Act prevê que essas pessoas sejam legalizadas por seus empregados em até três anos.
Aumento do número e de opções de vistos de trabalho. A reforma imigratória de Biden prevê a expansão de vistos de trabalho e legalização baseada na especialização de imigrantes. A proposta prevê um maior número desse tipo de visto, green cards baseados em trabalho e eliminação de cotas para profissionais de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, os STEMs.
*Com informações da CNBC. Foto: Flickr
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos.
Whatsapp: +1-954-204-0393
www.castrolegalgroup.com
youtube.com/conexaoimigracaousa
Instagram: @immigratetotheusa