O governo dos Estados Unidos iniciou um processo contra o estado do Texas, nesta segunda-feira (24), pela instalação de barreiras flutuantes para impedir a entrada de imigrantes no Rio Grande, fronteira EUA-México.
As autoridades federais argumentaram que as barreiras no rio desrespeitam a lei federal e apresentam “preocupações humanitárias”: “As ações do Estado do Texas também apresentam sérios riscos à segurança pública e ao meio ambiente, e interferem na habilidade do governo federal cumprir seu papel”.
Na oficialização do processo apresentado em um tribunal de Austin, o Departamento de Justiça argumentou que as autoridades estaduais deveriam obter permissão federal para colocar as barreiras em vigor. Sendo assim, considera que o Texas violou leis federais.
As barreiras foram anunciadas pelo governador republicano Greg Abbott, no início de junho e cobrem cerca de 305 metros do rio. As bóias são conectadas com correias e ancoradas no fundo.
O governo Biden já havia alertado as autoridades do Texas de que uma batalha legal poderia ser evitada.
Em resposta, Abbott culpou o presidente Joe Biden por um “nível recorde de imigração ilegal” que tornou a barreira necessária e disse que “o Texas o verá no tribunal”.
Agende sua TRIAGEM GRATUITA clicando aqui.
Representamos causas imigratórias em todos os Estados Unidos!
→ Youtube: Conexão Imigração USA
→ Instagram: @ImmigrateToTheUSA
→ WhatsApp: +1-954-204-0393